Chile, baby. Chile!

Going to the chile, Baby!

  Passaporte tirado, passagem comprada, hotel reservado, pesquisas feitas, roteiro montado, espanhol não muito bom, primeira viagem de avião e mais de 1000 fotos!
  Ansiedade mil, né??
  A mala tava leve, só 12 kg, e ainda sim foi mais que o suficiente. 
  Entrar no avião foi o "must", muiiiito legal a vista  lá de cima!
  E o avião vaii.. e vai.. e vaii... e nada de decolar. Deve chegar a 400 km por hora e naada, aí vem a mantra by PicaPau na cabeça: "E lá vamos nóóssss... e lá vaaaaamosss nós..." Até q decola.
  Dilííícia a dor no pescoço de ficar olhando pela janela, e a tontura cada vez q o avião sobe mais um pouco. O detalhe é q "ninguém" percebe que você é novata nisso, afinal, tirar foto de cada canto do avião deve ser "extremamente normal" né? kkkkkkkkkkk
No aviáion

Nuvem
Nuvem
Cordilheira
Cordilheira
Cordilheira
 
De Araçatuba até Rio Preto
No "aviáion"












 E quem pensa que o avião não fica parando igual ônibus, ta enganado. Pelo menos não para td vez que uma pomba bate asa. (piadinha infame)
 Parada obrigatória em Rio Preto e Uruguay. Agora pensa num aeroporto caro: Uruguay! MEOOOOO, 7 conto uma água. VTNC!
 Sem contar que o povo lá não fala, compete pra ver quem come mais palavras, Nussinhóra! A tiazinha vai te chamar pro embarque e você entende a primeira e última palavra, e olha lá:
  "Atención, por favor.. blablablabla Pluna, vuelo 666, blablabla, en 10 minutos, blablablabla en terminal 4, blablablablablablablablablablabla. Por su atención, gracias!"
  E nem tente entender em inglês, porque é um desastre. E aí você pensa.. "FUUUUUUUU...."

Aeropuerto de Uruguay

Aeropuerto de Uruguay

Aeropuerto de Uruguay

Vista do aeroporto do Uruguay

Vista do aeroporto do Uruguay

Indo pro embarque
no aviáion
Embarcando no aviáion no Uruguay




    Ok, deixando os Uruguayos e suas águas de 7 conto de réis pra trás... hora do comandante falar só em espanhol e você se virar nos 30 pra entender. E nada de bom dia, é buén dia! E sim, ele também fala rápido!
  É incrível a vista do avião, quanto mais alto, mais lindo. É algo realmente divino! Mas a visão mais esperada, que deixa qualquer coisa no chinelo é essa: Os Andes.
  É simplesmente impressionante, não dá pra descrever:

Cordilheira dos Andes

Cordilheira dos Andes

Cordilheira dos Andes
  Depois que passa os Andes, hora de pousar. E lá vem a mantra do PicaPau de novo.. hahahhahaha. Avião no chão, papeis da imigração preenchido e passaporte em mãos: hora do "cara x passaporte". Coisa rápida, sem perguntas, easy! Rapidinho!


papelada
 
  Depois da burocracia, hora de buscar a mala na esteira. PQP, minha mala veio detonada, e como eu disse pra funcionária da Pluna: "Ahora es basura". Virou lixo... pelo menos não veio faltando nada.
Lição aprendida: lacrar a mala nas próximas vezes.

 Fora do aeroporto, hora de colocar o espanhol a prova.  Resultado, não passei fome. Até dei informação pra tiazinha chilena lá.. kkkkkkkkkkkkk. Como o tarnsfer que o hotel havia contratado não estava lá me esperando com uma plaquinha escrito meu nome na mão, fomos de taxi:
primeira sensação: embasbacada
primeiro pensamento: to morando no país errado
  Por que??? O taxi era um A3 prata, lindo, com banco de couro, completo e detalhes em madeira dentro. Carro lá tem desconto de até 25%. Meoo.... eu quero um daquele. E pior, a corrida até o hotel foi USD 32. Uma corrida daquela aqui no Brasil não sairia menos que 200 reais.
  Eu gostei do hotel, ótima vista, confortável e quentinho!

Vista do Hotel
Vista do hotel
Vista panorâmica do hotel
 
Vista do Hotel 




  O pessoal do hotel arranhava um portunhol, então, dava pra entender bem. E só tinha brasileiro no hotel, pior que nem tentavam falar uma palavra em espanhol. Nooossss.... achei muito.. "afff".

  Passeios e mais passeios, Cerro San Cristóban, Zoológico, Patronato (estilo uma 25 de Março), Shoppings, Centro, Mercado Municipal, Farellones (estação de ski), Concha y Toro (vinícula) etc.

  O Cerro é divino. Fomos bem no dia do feriado da Imaculada Conceição, e essa santa fica no Cerro que fomos, então, estava lotado. Detalhe: nunca vi tanta escada junta. Nóssinhora!!!
  Andamos de funicular, que é um trenzinho que te leva até o topo do Cerro. Se aquilo perde o freio, já era! E bem do lado do Cerro, tem o zoológico. Atração principal pra Vanessa aqui: pinguim e urso polar.  Pensa numa criança num zoológico?! Só faltou o algodão doce na mão.. kkkkkkkkk
  Ahhhhh, eu vi uma llama! Até fiz carinho nela... MUHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Parque Municipal
No zoo
Aviário
Funicular
No cerro San Cristóban
Funicular com freio
O Cid do Era do Gelo.. kkkkk
Aviário
Girafinha
PINGUIIIIIIMMMMMMM
Imagem do Cerro
Urso polar
Vista do Cerro
Imagem do Cerro
Vista do Cerro San Cristóban


   

  As igrejas lá são lindas, as ruas limpinhas, pessoal educado e super atencioso. Lá tem a 3ª melhor polícia do mundo. Abrasileirando, o povo lá leva esporro de policial de cabeça baixa e ainda pede desculpa. Daí vem a primeira gafe: lá, as pessoas se dirigem aos policiais com extremo respeito e educação máxima: "Permiso, señor carabineiro, por favor...." (Licença, senhor policial, por favor...)  E eu sabia disso? Claro que fui super educada, mas não nesse máximo. Enfim, não fui presa, tá valendo!


Panorâmica da Igreja
 
Panorâmica da Igreja
 
Carabineros de Chile



  O centro lá é grandinho e bem bonitinho. E do lado tem a Plaza de Armas. Fomos também no Palácio de La Moneda, mas não pegamos a troca de guarda. =(




Vista do Palácio de La Moneda




Palácio de La Moneda, com a princesa na frente.. kkkk


Em frente ao Palácio




Palácio de La Moneda
 
Centro Ahumada


Ahumada


 Agora pensa em fast food barato: McDonalds... delícia meo! A Sprite de lá deixa a nossa no chinelo, que coisa boooooooa! E empanada então?!? OMG!!!!!
Comida rápida lá é barato, mas arroz, eles só comem umas 2 vezes por semana, então, é caro! CARO!!!

Mc Donalds: foco nos preços e lanches diferentes.


Mc

A Sprite que, Deus queira, chegue no BR por importação.




Vinho? Roupa? Sapato? Maquiagem? Eletronicos? Perfume? Por Díos... barato demais!!!
Cada 1.000 pesos chilenos valem R$ 3,80 mas eu já arredondava pra 4 reais, mais fácil. E dá a impressão que é tudo barato, ou seja, dinheiro vai igual água!

Em torno de R$60



Sim, 70% de desconto!!



 Lá tem umas lojas de departamentos que vendem de tudo, e quando eu digo tudo, eu quero dizer TUDO MESSSMOOOO! Essas lojas são a Paris, Fallabela e Ripley. Não dá pra comparar com nenhuma do Brasil. Elas vendem de roupas, até motos, passando por maquiagem, sapatos, celulares, eletrônicos, malas, bolsas, perfumes, sessão de esportes, enfim.. TUDO!
  Só a Paris ocupa um predio 3x maior que o shopping de Araçatuba. Isso poque tem várias dela espalhadas pelas cidades, divididas por departamento. É de enloquecer qualquer um. Eu tava pior que barata tonta.. hahahahahah

"Shopping" Paris

"Shopping" Paris

"Shopping" Paris

"Shopping" Paris

"Shopping" Paris

"Shopping" Paris


 Entre tantos passeios, fui na "La Chascona", que significa "A Descabelada". É uma das casas de Pablo Neruda, poeta Chileno, comunista, político, amigo do imortal (literalmente) arquiteto Oscar Niemeyer. La Chascona foi construida em homenagem à Matilda, terceira esposa oficial e reconhecida do mulherengo Pablo Neruda. Adorei a casa... me senti de volta à Letras.. hahahahha


La Chascona




Entrada La Chascona


  A cidade também tem várias atrações, vários monumentos, muitas praças e é muito limpa e arborizada. É realmente maravilhoso olhar as cordilheiras de diversos ângulos.


  O metrô de lá é bem limpo também. Organizado e fácil de se localizar. Cobre quase a cidade toda. Quaaaase. E quando ele passa por cima, dá pra ver as cordilheiras também.. é lindo!


No metrô vazio...


Vista do metrô


Estatuda de Pablo Neruda no Metrô


Outra vista do metrô



  A vinícula é demais!!! Vinho, vinho e mais vinho. São +- 23 hectares de paisagens de tirar o fôlego! E tem o vinho "Casilleiro do Diabo", feito pela Concha y Toro também,  que foi uma lenda inventada pelo dono da vinícula, há aaaaanoss atrás, para criar medo nos ladrões de vinho que entravam na vinícula.


Casilleiro del Diablo


El Diablo




O que é mais bonito na foto? Eu ou a paisagem? Dúvida!






Carinha de gringo!




Concha y Toro




Concha y Toro


  Lá tem várias ferinhas que vendem artesanato e produtos típicos.. e muita, mas muuuuuuita escada. Eu já disse que nunca vi tanta escada junto? Pois é....
Comida típica também... muito bom, se não fosse a alergia. Há lugares caros e baratos, tem q saber onde ir. Comemos uma lagosta um tanto salgada ($) e que ainda por cima me deu alergia.
Pobre é uma água mesmo... não pode ver coisa chique que já passa mal!


Sim, tinha q ser com babador!


Eu, no melhor estilo cara palida.




  E a neve?
OH MY GOOOOOD!
Primeira coisa que se deve saber da neve: É mais frio que você pensa!
Segunda coisa: É MEGA difcícil fazer aquele bonequinho de neve que aparece em filme; conclusão: aquilo é montado, certeza!
Terceira coisa: Queima a mão pra caramba. E não é só a mão não, tudo que ta descoberto, congela!
Quarta coisa: eu não sabia que cabelo congelava. Congela!
Quinta coisa: mudei radicalmente meu conceito sobre frio.
Ultima coisa: a paisagem é LINDA!!!!!
Fomos no Farellones, a mais baixa (2.800 m de altitude) e mais fácil estação de ski. Fizemos ski bunda... hahahahahahhaha
Muuuito bom, pena que no dia tava nevando. Mas foi bom também. JAMAIS q eu veria neve caindo do céu aqui! Mas frio... frioooooooo... frioooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!


Cabelo congelado


Eu fazendo anjinho na neve! MUHAHAHAHA


Nevando (cara de boba)


Tá frio???





  Ahhhh, no dia de vir embora q eu consegui decorar a palavra "canudo": bombilla. E as macacadas pro povo entender o que eu tava falando? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  O melhor de tudo é que todos são prestativos, atenciosos e super curiosos. Nos metrôs, todos ficavam olhando a gente falando português, e falam bem de vagar pra gente entender. Ajudavam a andar no metrô, davam as direções. Acho que de cada passeio que fazíamos, eu pedia umas 5 informações. Parava uma pessoa na rua e era suuuuper bem tratada.

Ps: EU VI UMA LLAMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!


Llama. Ja disse q fiz carinho na llama?






Definitivamente, Santiago de Chile tirou nota 10 no meu conceito. Eu moraria lá!! Eu quero morar lá....
=(









Ps: Um super-mega-ultra "thank's" pro Márcio, um brasileiro mega simpático que mora em Santiago, e que teve baldes de paciência e litros de dicas pra me dar.
Márciooooooo, brigadão!!!
Blogue dele sobre o chile:  Chileyeu: Blog do Márcio

 










 

Um comentário:

  1. Ai, esse blog está show de bola!

    Pura irreverência e diversao!
    Que bom que você tomaram aquele banho de neve, que também baixou aqui no Parque Arauco. Estou com altas fotos, que te mandarei por correio.

    Sean bienvenidos cuando quieran!
    Estaremos acá con las puertas abiertas a ustedes.

    Saludos de Chile,
    Márcio

    ResponderExcluir