20 de ago. de 2010

Verbos abundantes e particípio

Sabe o que é um verbo abundante?
Não?  (Não vá pensar besteira, hein?)
São aqueles que apresentam mais de uma forma de particípio!!

Ah, já sei, não lembra o que é particípio, né?
Pois particípio é a forma nominal (que não apresentam flexão de tempo, geralmente com final "ido", lembrou?) de um verbo que tem varias funções: substantivo (dá nome aos seres/coisas), adjetivo (qualidade ou caracteristica de alguma coisa/alguém), advérbio (palavra invariável que indica a circunstância em que ocorre a ação, como sempre,nunca, bem, mal, aos poucos etc.).

Agora que você refrescou a memória, vamos ao que interessa.
O verbo trazer e chegar não são verbos abundantes como os verbos salvar, aceitar, entregar, imprimir (visto no posto anterior), entre outros.
Sendo mais clara, os verbos trazer e chegar só podem ser grafados assim: trazido e chegado. Já os outros, possuem duas formas: salvar (salvo/salvado), aceitar (aceitado/aceito), entregar (entregue/entregado) etc.

Portanto:

Eu tinha chego atrasada. (Errado)
Eu tinha chegado atrasada. (Certo) 

Eu tinha trago minhas roupas para arrumar. (Errado)
Eu tinha trazido minhas roupas para arrumar. (Certo)  


Dúvidas??

2 comentários:

  1. aff tem muitas pouca coisas nao gostei eca rsrssrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Tá legal! Ruim é a pessoa acima que nem sabe escrever "aff tem muitas pouca coisas nao gostei eca rsrssrsrsr"
    Isso é pra facilitar, é pra ser um resumo!

    ResponderExcluir